ESPAÇO CULTURAL ENGENHO DO MIMINHO


Foto Marcinha Ferreira



O Espaço Cultural Engenho do Miminho pertence à Fundação Municipal de Cultura, onde agrega em seu interior um acervo composto por utensílios, apetrechos para a produção em um engenho de farinha de mandioca, móveis e fotografias dos irmãos Vieira, que foram proprietários do engenho centenário, e foi doado a FMC pelo sobrinho Rudi Vieira em 2015.
O Engenho do Miminho tem, aproximadamente, 200 anos de existência, conserva boa parte da madeira e da telhas de calhas originais de 1968, quando os irmãos Vieira o adquiriu. E em 10 de dezembro de 2017 a FMC abriu o espaço à comunidade com o intuito de propiciar em seu espaço acontecimentos culturais. Visitas são realizadas com agendamento prévio.


Endereço: Final da rua Hiena,  –  José Amândio
Telefone: (47) 3264 7478
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br





MUSEU COMUNITÁRIO ENGENHO DO SERTÃO




Os saberes e fazeres da comunidade local podem ser percebidos através de narrativas e objetos da época do povoamento açoriano, guardados pelo Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura desde 1998. A sua sede é o Engenho do Sertão, engenho adquirido e reconstituído pelo Instituto com o objetivo de resgatar e preservar a memória cultural, através da gastronomia, folclore, tradição e costumes do município de Bombinhas. O espaço é aberto a visitação pública e oferece a típica consertada que é uma cachaça com café e especiarias. As visitas guiadas pode ser individuais ou para grupos de até 15 pessoas, e devem ser agendadas previamente. 

Endereço: Rua Abacate, 452 – Sertãozinho
Telefone: (47) 3393 3099
Site: www.institutoboimamao.org.br  
E-mail: contato@institutoboimamao.org.br